sexta-feira, 22 de julho de 2011

LITERATURA AFRO- BRASILEIRA

Conceição Evaristo, nascida em Belo Horizonte, é hoje uma das mais importantes representantes da literatura afro-brasileira no país. Seu livro mais conhecido, Ponciá Vicêncio, narra as desventuras de uma mulher negra na cidade grande. Como as figuras de barro que constrói, Ponciá é fragil e delicada, mas sua sensibilidade artística não a livra de todas as formas de violência que historicamente atingem às mulheres negras e pobres. Porém, Ponciá é também forte como a arte e seu desejo de liberdade se revela em suas memórias, na luta para reencontrar seu passado negado, sua família, sua identidade.


Vozes-mulheres
Conceição Evaristo



A voz de minha bisavó ecoou
Pierre Verger
criança
nos porões do navio.
Ecoou lamentos

de uma infância perdida.

A voz de minha avó
ecoou obediência

aos brancos donos de tudo.
A voz de minha mãe
ecoou baixinho revolta
no fundo das cozinhas alheias
debaixo das trouxas
roupagens sujas dos brancos
pelo caminho empoeirado
rumo à favela.
A minha voz ainda
ecoa versos perplexos
com rimas de sangue
e fome.
A voz de minha filha
recolhe todas as nossas vozes
recolhe em si
as vozes mudas caladas
engasgadas nas gargantas
.

 Comentários sobre leituras
Regiany Souza - aluna do CEFET - Leopoldina - 1º Ano - Eletrotécnica) 

Ponciá Vicêncio “ de Conceição Evaristo 


       O livro Ponciá Vicêncio da autora Conceição Evaristo narra a história de Ponciá Vicêncio uma menina que ao longo da história se torna uma mulher.A vida de Ponciá nunca foi fácil. Seus avós foram escravos e seu pai e sua mãe seguiam ordem de seus patrões. Desde pequena ela se mostrava parecida com seu avô em diversos aspectos.
         Após diversas desilusões e decepções Ponciá decidiu que partiria rumo à cidade em busca de melhores condições de vida .Ao chegar na cidade, Ponciá logo viu que não seria fácil arranjar um emprego que lhe sustentasse e que seria mais difícil ainda juntar dinheiro para comprar a tão sonhada casinha para junto poder viver com sua mãe e seu irmão.


“O fio das missangas” do moçambicano Mia Couto- São diversos contos de ótima qualidade. Porém, o conto que mais me chamou a atenção, foi “A carta de Ronaldinho”. Esse conto fala de um senhor que dizia assistir aos jogos da seleção brasileira pela TV, até aí nada de mais , o problema é  que ele não possuía uma TV. Por conta disso, seus filhos  acharam que ele poderia estar ficando louco. Eu gostei bastante desse conto,pois o autor não apresenta para ele uma conclusão. Ele deixa  para nós, leitores, a interpretação de um final.
(ARTE: Malangantana- Moçambique)



















Nenhum comentário:

Postar um comentário