quarta-feira, 27 de julho de 2011

Reinos Africanos II

O Reino do Congo
( Trabalho dos alunos Vytor de Souza Melo, Priscilla Vasconcelos, Isabela Campos, Carolina Bartoli e Lucas Montes. 1ª série- Mecânica- CEFET-MG/Leopoldina)
O Reino do Congo ou Império do Congo foi um reino africano fundado por Ntinu Wene, no século XIII . Estendia-se desde o Oceano Atlântico, a oeste, até ao rio Congo, a leste, e do rio Oguwé, no atual Gabão, a norte, até ao rio Cuanza, a sul.


O império era governado por um monarca, o mani Congo.
Consistia de nove províncias e três reinos (Ngoy, Kakongo e Loango). Apesar da existência destas subdivisões na configuração política do Congo, o manicongo, tinha o direito de receber o tributo proveniente de cada uma das províncias dominadas.
Jorge Gumbe- Angola
A principal atividade econômica dos congoleses envolvia a prática de um desenvolvido comércio onde predominava a compra e venda de sal, metais, tecidos e produtos de origem animal.
Jorge  Gumbe

Também comercializavam escravos. O Reino do Congo teve importante participação no desenvolvimento do tráfico de escravos.
Em 1483, durante o processo de expansão marítimo-comercial de Portugal, o navegador lusitano Diogo Cão alcançou a foz do rio Zaire, e encontrou um reino fortemente estruturado - o Congo.

O contato dos portugueses com as autoridades políticas deste reino teve grande importância na articulação do tráfico de escravos.Uma expressiva parte dos escravos que trabalharam na exploração aurífera do século XVII, principalmente em Minas Gerais, era proveniente da região do Congo e de Angola. 

2 comentários:

  1. caraca fih essa parada aqui fez eu tirar 10 pontos em historia veey a pior materia do setimo ano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viu, Veey
      pena que vc talvez nunca leia isso. Mas ia gostar de trocar uma ideia com vc...
      Valeu...

      Excluir