segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

10 anos da lei 10.639/03

Ufes prepara evento para comemorar 10 anos da lei 10.639/03

Vice-reitora e coordenadora do Neab, Maria Aparecida Barreto coordena a reunião sobre o evento
por Renan Chagas (*)
Nesta segunda-feira (28) a Ufes sediou a primeira reunião preparatória para o VI Seminário Nacional de Educação de Relações Étnico-Raciais. O evento, previsto para ocorrer no mês de novembro, comemora os 10 anos da lei 10.639/03, que prevê a obrigatoriedade do ensino da cultura e história afro-brasileiras em todas as escolas do país.
Na reunião, estiveram presentes a vice-reitora e coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab) Maria Aparecida Santos Corrêa Barreto, a representante da Subsecretaria de Movimentos Sociais Leonor Araújo, o professor do Departamento de Ciências Sociais da Ufes Osvaldo Martins Oliveira, o secretário de Cultura da Universidade, Orlando Lopes e a subcoordenadora do Neab e presidente da Comissão de Avaliação do Sistema de Reserva de Vagas Cleyde Amorin.
Em sua sexta edição, o evento nacional contará com a participação do Neab, de setores da Ufes, do Governo do Estado do Espírito Santo e da Subsecretaria de Movimentos Sociais.
Lei 10.639/03
Aprovada em janeiro de 2003, a lei 10.639/03 prevê a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileira em todas as escolas brasileiras, públicas e particulares, do Ensino Fundamental até o Ensino Médio. A lei inclui, também, o dia da Consciência Negra no calendário escolar.
Neab
O Neab é um núcleo acadêmico dedicado à realização de projetos e ações de ensino, pesquisa e extensão referentes às questões da população afrodescendente. Ele existe desde 1998 e tem o objetivo de produzir e compartilhar conhecimentos referentes à África e africanidades no Brasil, promovendo o respeito para com a diferença.
(*) Bolsista de projeto de Comunicação, supervisionado por Ana Paula Vieira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário